CHAPÉU DA BRUXA
Ela pode ser o Chapéu da Bruxa ou o Nariz do Diabo. De qualquer forma, a montanha se destaca na paisagem friburguense. Localizada entre os bairros Cascatinha e Vargem Grande, a trilha está na lista das mais frequentadas na cidade.
Aberto 24h
Com 2 km de extensão e altitude máxima de 1.550 metros, o percurso é classificado como nível leve superior. A trilha é feita em duas horas (ida e volta).
Para começar, passe o Parque Municipal Juarez Frotté e siga em direção a estrada São Lourenço. Você passará pela entrada da cachoeira da Adutora, a trilha da Pedra da Pirâmide, o lago, até chegar ao começo da trilha para o Chapéu da Bruxa.
Em determinado momento, a trilha começa a ficar com a mata um pouco mais fechada. Chegando ao topo, pare e respire para subir na corrente que leva até o topo. A corrente foi instalada pelo Centro Excursionista Friburguense (CEF) para facilitar nesta etapa.
Lá de cima, uma vista maravilhosa dos Três Picos, Morro do Cardinot, Pedra da Pirâmide, Pedra da Catarina, Pedra do Imperador e Pico do Caledônia. Além, é claro, de uma parte da cidade. Nos dias mais frios, um cenário maravilhoso como esse da foto abaixo.